fbpx

DISC


No começo da década de 20, o americano William Moulton Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, elaborou uma tese para compreender as respostas emocionais dos indivíduos. Até aquele momento, os estudos conduzidos nessa área limitavam-se a pessoas vistas como portadoras de deficiências mentais. No entanto, Marston almejava estender tais noções para analisar o comportamento de qualquer sujeito.

Para colocar em teste as suas ideias, o pesquisador criou um método para mensurar os estilos de comportamento, aplicando quatro fatores fundamentais: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Das iniciais dos termos em inglês, forma-se a sigla DISC. Em 1926, o psicólogo publicou os seus achados em um livro nomeado “As Emoções das Pessoas Normais”, que contava com uma breve explicação sobre o sistema proposto por ele. A partir de então, a técnica DISC foi aprimorada até se estabelecer com a ferramenta de avaliação comportamental mais empregada no mundo inteiro.

Os benefícios do sistema DISC

Segundo a metodologia DISC, todos os seres humanos têm a capacidade de alcançar o sucesso. No entanto, para se obter a verdadeira realização o melhor caminho é encontrar atividades que estejam alinhadas com o seu perfil comportamental. Cabe destacar aqui que nenhum perfil de comportamento é considerado superior ao outro. Qualquer um, dado que receba o suporte adequado, pode se adequar a um tipo comportamental. Contudo, essas mudanças requerem empenho e conhecimento acerca dos fatores que necessitam ser melhorados. É bastante usual que a estratégia DISC aja como a intenção de quebrar paradigmas, tendo em vista que só assim as transformações pretendidas serão implementadas. Nesse processo, o contratante (indivíduo e/ou empresa) ganha autoconhecimento e clareza em suas metas. Sendo assim, o sistema contribui para o bem-estar e a felicidade geral do cliente.

Para aproveitar de forma plena a ferramenta DISC, é essencial que você escolha um profissional sério.

Nossa equipe conta com duas certificações internacionais concedidas pela HR Tools (HPI Tools) e pela DISC Extended International. Ambas as certificações somadas à ampla experiência na aplicação da ferramenta, nos fornece a base para os trabalhos que desenvolvemos. Quando bem efetuado, o estudo exibe 99% de exatidão ao traçar os perfis comportamentais.

Tão essencial também é compreender o que o DISC não faz. Ele não é um teste de inteligência e tão pouco estuda os valores de uma pessoa ou corporação. Sua finalidade não é rotular os indivíduos e o sistema não leva em conta a maturidade de cada um. Ou seja, a experiência do coachee não interfere na efetividade da orientação.

Como parte integral e indispensável de todos os processos de Coaching ministrados por nós, o DISC é um recurso valioso para que o cliente tenha rápido desenvolvimento através de autoconhecimento. As corporações poderão perceber, por exemplo, que determinado funcionário renderá mais se for realocado. Em troca, o colaborador se sentirá satisfeito e realizado com a sua evolução na nova atividade.

Como iniciar o método DISC

O participante deverá preencher um formulário online, que leva cerca de 7 a 10 minutos para ser concluído, que fornecerá todos os dados necessários para o desenvolvimento do relatório de cada cliente.

Trabalhamos com o DISC de 2 formas:

– DISC independente do processo de Coaching – Empresas e clientes solicitam essa opção quando não existe interesse ou necessidade no processo de coaching.

– DISC e Coaching – Quando existe interesse no processo de coaching, o cliente (pessoa física ou jurídica), automaticamente receberá o DISC inserido no processo.