fbpx

Executive Coaching


O mundo corporativo está em constante transformação, e não há dúvidas de que os antigos modelos de liderança e até mesmo de gestão de negócios, não funcionam mais hoje em dia. Para turbinar o futuro profissional dos colaboradores e alavancar os resultados da companhia, muitos executivos que exercem cargos onde a tomada de decisões faz parte do dia a dia, recorrem a ajuda profissional para melhorar significativamente a sua capacidade de entrega e eficiência. É nessa hora que entra em cena o Coaching Executivo ou Executive Coaching, que nada mais é que um especialista que ajudará o profissional a adequar suas competências com os pontos exigidos pela instituição.

E então, o que é o Executive Coaching?

Executive Coaching ajuda a empresa a não desperdiçar os talentos que ela já possui. Muitas vezes, um profissional precisa somente adequar-se a algumas estratégias para tornar-se mais produtivo na instituição. O Coaching ajudará os profissionais a desenvolver as competências necessárias ao cargo que ocupam e alinhar sua missão pessoal com a missão da empresa. Tudo isso sem fazer com que o profissional perca sua essência e personalidade. Consiste em lapidar a capacidade de raciocínio e ação, e dar ênfase aos pontos positivos: trata-se apenas de trabalhar o talento que o profissional já possui e desenvolver novas competências caso seja necessário.

Como funciona o Executive Coaching?

O profissional que irá passar pelo processo de coaching terá uma reunião inicial de alinhamento, onde será traçado o seu perfil e definidos os objetivos que deseja alcançar. A partir daí, acontecem sessões individuais com até 1h30 de duração, que podem ser presenciais ou à distância, de acordo com a preferência do cliente. A periodicidade pode ser semanal ou quinzenal, conforme a necessidade, e quantidade de sessões será definida após reunião de alinhamento com o RH ou gestor da empresa contratante. É importante ter em mente que trata-se de um investimento seguro, pois pesquisas comprovam que empresas que participaram desse processo, sofreram grandes mudanças na estrutura interna e estão altamente satisfeitas com os resultados.

Quais são os principais benefícios do Executive Coaching?

A evolução do profissional que passa pelo coaching se dá por meio de um melhor autoconhecimento, que o leva a exercer o máximo do seu potencial de trabalho. O foco no que é realmente importante, a flexibilidade e a capacidade se relacionar são trabalhadas durante as sessões. Isso porque um líder que sabe ouvir e não se estressa por pequenos imprevistos do dia a dia proporciona um aumento de rendimento também da sua equipe que trabalhará em um clima de motivação e entenderá de forma clara o que é esperado, visto o desenvolvimento também da habilidade em
expressar-se bem.

Qual a empresa que não quer potencializar a produtividade da sua equipe?

Mas para que haja realmente esse aumento de produtividade, é necessária uma melhora de gestão, para que a mudança flua a partir dos líderes para seus colaboradores. Com líderes autoconfiantes, criativos e que entendem claramente o que esperar de si mesmo e da sua equipe, muitas empresas já alcançaram resultados reais e mensuráveis. E isso é possível para qualquer instituição, basta deixar que o profissional de coaching faça seu trabalho com seus principais executivos e perceber as mudanças que fluirão durante e depois do processo.